Revelações sobre o amor / O Amor Entre o Homem e a Mulher
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(Amor Incondicional) - Ainda que
todos os que estivessem reunidos na Assembléia se amassem uns aos outros e
estivessem ligados pelos mais íntimos vínculos, notava-se que rabi Abba e rabi
Eleazar eram mais devotos um ao outro que todos os demais. O mestre viu sua
intimidade com prazer e disse, um dia, a todos eles: "A comunhão de
quaisquer dois amantes é o fundamento da Sabedoria, seja este amor o do mestre
pelo discípulo, ou o amor de um homem por seu companheiro, ou o amor de um
homem por uma mulher. A instrução que um professor dá o seu aluno os aproxima
um do outro e da natureza mais que a união de um homem com uma mulher. Os céus
e suas hostes são o vestido, enquanto Israel é o corpo; mas a verdade só é encontrada na alma: isto
é, na forma real de seu Amado. "E o mestre continuou suas revelações sobre
o Amor:
"É
por meio do temor que um homem é levado a amar. Há, contudo, duas classes de
temor: o temor do Infinito que é acompanha o sentimento de amor a D´us ; e o
temor que nada é senão medo, e é estéril e destrutivo. O homem que obedece a
D´us por amor chegou ao mais alto grau, e já pertence, devido à sua santidade,
à vida futura. Aquele que ama a D´us é coroado com graça e se mostra compassivo
a todos. Mas a servi a D´us por medo é também serviço, ainda que estabeleça uma
união menos elevada entre D´us e a alma. O amor não é senão um grau mais alto
que o temor, mas no amor repousa o mistério da Unidade. É o amor o que aproxima
os graus mais altos e os inferiores. É o amor que eleva todas as coisas àquele
sublime grau no qual, e somente no qual, todas as coisas podem ser unidas. Nas
altas esferas espirituais encontramos regiões que chamam o
lugar-morada-de-amor.
"O
amor, em união com a Força que sempre gera, é a base secreta da Torá. Quando o
Trono Supremo é adornado com a coroa formada pela Lei Escrita, as formas das
letras, as vogais e seus sons estão todos escondidos no interior do Trono. Então
a imagem da Lei Escrita penetra dentro da Lei Oral e a fecunda, assim como uma
mulher é fecundada por um homem. E a santidade se estende por todas regiões
superiores . O que faz as Leis é o Iessód Eros. Quando o Pentateuco é retirado
da Arca para ser lido, as portas dos céus de misericórdia se abrem e o amor
celestial é despertado. Mas a Lei não deve ser buscada em cima, nos céus, nem
tampouco nas profundidades do mar, senão bem perto do homem: em seus lábios e
em seu coração. "
"Mas,
mestre", perguntou um de seus alunos, "o amor entre o homem e a
mulher não é também uma experiência elevada e enaltecedora? "
"O
mundo", disse o mestre, "se apóia na união do princípio masculino e
feminino. A forma na qual não encontramos ambos os princípio masculino e
feminino . A forma na qual não encontramos ambos os princípios masculino e
feminino não é uma forma completa nem superior. O Santíssimo não estabelece Sua
residência em lugar algum onde tal união não exista, O nome de Adão foi dado a
um homem e a uma mulher unidos num só ser.
"Na
véspera de Sábado, um homem deveria ter relações com sua mulher, pois nesta
noite uma alma adicional foi concedida a cada um de nós, e sob a guarda desta
alma, as relações conjugais certamente não poderão ser maculadas pelo demônio.
"Oposto
ao espírito criador de D´us, que é um espirito positivo, e portanto, masculino,
encontramos a Shechiná, a Senhora ou espirito que recebe, Este espírito mora na
Esfera Malchut, como a Rainha. Ás vezes o Rei do céu vem a ela, une-se com ela
e lhe dá prazer e deleite. Por meio dessa união , a salvação vem a todo o
mundo.
"Antes
de vir a esta terra, cada alma e cada espírito se compõe de um homem e uma
mulher, unidos em um só ser. Ao virem à Terra, essas duas metades são separadas
e enviadas para animar dois corpos diferentes. Quando chega o tempo do casamento,
o Santíssimo os une como antes, e eles outras vez tornam-se uma alma e um
corpo. Mas esta união depende da vida do homem e do caminho que ele está
trilhando. Se viveu uma vida pura e piedosa, gozará de uma união semelhante à
que precedeu o seu nascimento e que era a união perfeita.
fonte: O Zohar - O livro do Esplendor 155-159págs
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