Caminhos Místicos Sagrados...

"Assim diz o Sagrado: Postai-vos à margem dos Caminhos e olhai e perguntais pelas Veredas Ocultas, eis aí o bom Caminho, andei põe ele e encontrareis descansos para as vossas almas... (טז כֹּה אָמַר יְהוָה עִמְדוּ עַל-דְּרָכִים וּרְאוּ וְשַׁאֲלוּ לִנְתִבוֹת עוֹלָם, אֵי-זֶה דֶרֶךְ הַטּוֹב וּלְכוּ-בָהּ, וּמִצְאוּ מַרְגּוֹעַ, לְנַפְשְׁכֶם; וַיֹּאמְרוּ, לֹא נֵלֵךְ)" - Jeremias 6:16
Primeiro é preciso explicar porque traduzi "Li'netivot olam (לִנְתִבוֹת עוֹלָם)" para Veredas Ocultas. Netiv'Ot vem de Nativ que se refere aos caminhos místicos da Árvore das Vidas, e neste verso alude especificamente ao Rosto Sagrado de Zeir Anpin - A Face Curta do Sagrado - chamada Olam (universo). O Próprio termo "Olam (עולם)" tem seu radical em "He'elem (ה'עלם)" que significa "ocultar/esconder" e portanto estes Caminhos são Caminhos Ocultos.
Em outro lugar, lemos: "E plantou o Adonai Elohim o Jardim do Éden de Qédem... - Gênesis 2:8.
O Jardim é Malchut e que é a Toráh e Qédem é a Fonte por traz da Razão do mundo, ou seja, do Oculto não revelado, como diz no Tehilim (Salmos) 78: "Abrirei minha boca numa parábola e publicarei enigmas desde os dias de Qedem...". Os dias são os dias em que a Torah não havia descido ao mundo e Qédem é o que ainda não foi revelado cuja fonte é a Cabeça Branca, o Rosto escondido do Sagrado, o Atik Yomim (Ancião dos Dias). Estes dias são os Sefirot do Partzuf interno de Keter que são chamados Dias.
Paradoxalmente, na continuação, o verso diz "eis aí o bom caminho" - no singular, quando havia usado plural anteriormente e aqui alude ao Caminho do Meio da Árvore das Vidas chamado Derech ha'Mashiach - O Caminho do Messias - A senda do Despertar e somente o Desperto pode conhecer os Enigmas que ainda não foram revelados. DeepakSankaraVeda

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