Yom Kippur - Dia do Perdão (Vayikra/Levítico 23-27-32)


 Como Rabino Eliyahu Dessler escreve:

"No Yom Kippur o poder de inclinação negativa é apagado. Portanto, o nosso desejo de elevação espiritual reafirma, depois de ter estado dormente, como resultado do efeito de amortecimento do pecado na alma. Este rejuvenescimento das intenções lhes dá direito a a pessoa a ser considerada de uma forma especial e ser perdoado. " Nós tendemos a pensar que o arrependimento é o equivalente a resoluções de Ano Novo: a chance de corrigir os erros do passado e começar do zero. Este ano vai ser melhor, ele vai ser diferente. Não  repetir os mesmos erros e indiscrições no ano passado. E nunca devemos novamente tolerar o desconforto de viver com as consequências de nossos erros.

Mas isso é apenas parte dela. O arrependimento não envolve apenas a introspecção e o crescimento também envolve o reparo. Isso significa confrontar quem defraudei (e isso inclui também D´us) para pedir desculpas e alterar a relação. Maimônides descreve a obrigação de confessar o seguinte: "[A pessoa deve dizer] 'Por favor, D´us, eu pequei, transgredido, e eu me rebelei contra Ti fazer tal e tal ...'" (Leis de Arrependimento 1: 1) .

Você deve erguer-se e falar com D'us e com todas as pessoas que você enganou. Você deve retornar para Ele e pedir perdão. Você vai resolver o seu futuro também, mas primeiro você tem que corrigir o seu passado.O que fazemos em Yom Kippur é não somente se arrepender, mas pedir desculpas.Na sinagoga recitamos a confissão (Vidui) dez vezes durante o dia. Estamos diante de Deus e dizer: "Desculpe, isso é o que eu fiz ...". Claro, sem tentar pedir desculpas para melhorar o futuro não é muito, mas temos de começar por pedir desculpa, em pé diante D'us. O arrependimento é única prova de que seu pedido de desculpas foi sincero.No início de suas Leis de Arrependimento, Maimônides escreve: Todos os mandamentos da Torá tanto positivas como negativas-se uma pessoa viola um deles, consciente ou inconscientemente, quando se arrepende e quer alterar seu pecado, ele é obrigado a confessar a Deus, bendito seja. A razão é que a essência do Yom Kippur há resoluções ou introspecção pessoal, mas parar e falar com o nosso Criador. D´us nos dizer quem somos, onde estamos na vida e as coisas que precisamos melhorar. E, naturalmente, temos de melhorar de forma eficaz, assumindo que as nossas palavras são sinceras.} D´us é diferente. Ele é amoroso e paciente e aguarda ansiosamente o nosso pedido de desculpas. "Deus não se envergonha de um coração quebrantado e humilhado" (Tehilim/Salmo 51:19). Ao contrário do que acontece com as pessoas que têm enganado, pedir desculpas a Deus é muito fácil e ao pedido de desculpas é bem-vinda. Ele sabe de qualquer maneira o que nós fizemos.O arrependimento começa com o pedido de desculpas. Vamos falar com a pessoa que defraudei com ou sem intenção, desculpamos para nossos erros e melhoria seguirá. Vamos começar por pedir a D'us para terminar o nosso veredicto porque somos puros e atingir mais uma vez ser selado no livro da vida.







Comentários

Postagens mais visitadas